Características da perícia do INSS

Com a reforma da previdência, o tema INSS é um assunto recorrente. Muitas pessoas têm se preocupado com o futuro, com a aposentadoria. Algumas pessoas já estão até dando entrada na aposentadoria, mesmo sabendo que podem perder alguns direitos.

O que tem amedrontado as pessoas é o fato de imaginarem que podem ficar sem o direito de se aposentar, postergando o merecido descanso por um bom tempo.

Nem tudo o que escutamos é a realidade. Muitas coisas são invenções populares para alarmar e tirar a paz.

Diante de todos os boatos, o número de pessoas atendidas em unidades do INSS tende a aumentar. Inúmeros processos de aposentadoria estão lá esperando uma posição oficial.

Do ponto de vista jurídico não é vantajoso, pois quem aposenta antes do tempo acaba tendo seu salário reduzido, e muitas vezes é impossível reaver o tempo perdido, mesmo mediante processo judicial.

Auxílio doença e aposentadoria por invalidez

Felizmente, o auxílio doença e a aposentadoria por invalidez não irão mudar, pelo menos não neste momento.

O auxílio ao trabalhador doente e que não pode voltar ao trabalho é totalmente necessário, e os congressistas, até o momento, não almejam modificá-lo, e nem tem base viável para isso.

Quando o benefício é ligado a questões de saúde, a celeridade do processo costuma ser maior, mas também há uma perícia mais rigorosa.

Auxílio doença

Alguns pedidos de aposentadoria ou benefício, como caso do auxílio doença, só são aprovados mediante laudo favorável de um médico responsável.

Sem o parecer do médico dificilmente você irá conseguir receber o benefício. Por isso, é muito importante reunir papéis que mostram que sua patologia é real e que você não tem condições para trabalhar no momento.

Dicas para ser aprovado na perícia

Uma boa dica é evitar trajes e acessórios que não condizem com a realidade do seu pedido.

Exemplificando, evite usar acessórios que não condizem com o momento, como brincos e piercings chamativos em pedidos de aposentadoria por invalidez, pois o médico pode achar inconscientemente que você não está congruente com o momento.

O benefício pode ser negado mesmo que você tenha problemas, portanto, é importante reunir provas.

Quanto mais laudos e pareceres favoráveis ao seu caso você tiver, melhor. Problemas visíveis não precisam de tanta comprovação assim, como no caso de deficiência física, mas a perícia é realizada do mesmo modo.

O importante é não desistir de obter seus direitos, e mesmo que seja recusado à princípio, continue tentando até a aprovação do benefício se concretizar.

Resultado da perícia

Você pode acessar informações sobre a consulta da perícia inss e seu andamento através do site Dataprev. Lá você poderá saber em que pé está sua situação.

Em caso de dúvidas, você poderá ligar no número 135, ir diretamente a um posto do INSS ou tirar suas dúvidas no CRAS mais próximo.

O que fazer se o benefício for negado?

Em últimos casos, quando o benefício é negado e não se tem mais o que fazer, o certo é contratar um advogado.

O profissional de direito saberá como proceder para que sua aposentadoria seja aceita, se é que há o que fazer.

Muitos casos — quando o advogado percebe uma brecha — são levados aos tribunais.

A aposentadoria por invalidez e o seguro doença são direitos do trabalhador doente e que não pode mais exercer suas funções, seja temporariamente ou definitivamente.

Para consultar a situação dos seus requerimentos no site é importante que você tenha feito um cadastro e que o mesmo esteja ativo.

5 (100%) 1 vote[s]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *