Características seguro desemprego Web

Você ouviu falar sobre a inovação chamada seguro desemprego web e não sabe como ele funciona e quais mudanças práticas ele trás?

Então essa matéria é perfeita para você e poderá sanar todas as suas dúvidas.

Continue lendo e saiba o que é seguro desemprego Web e como utilizá-lo.

Seguro desemprego

Antes de saber como o seguro desemprego web funciona, primeiro é importante saber o que é o seguro desemprego e em quais situações é possível utilizar o benefícios.

O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art.7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado sem justa causa.

O seguro desemprego só está disponível para trabalhadores que possuem a carteira de trabalho assinada ou são contribuintes do INSS de forma autônoma.

Além disso, para dar entrada no seguro desemprego, o trabalhador precisa se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Ter pelo menos 12 meses de carteira assinada, para a primeira solicitação;
  • Ter pelo menos nove meses de carteira assinada, para a segunda solicitação;
  • Ter pelo menos seis meses de carteira assinada, para a terceira solicitação ou posteriores;

O que é seguro desemprego web?

O seguro desemprego web é uma iniciativa que faz parte de uma parceria do Ministério do Trabalho e da Dataprev e está disponível pelo Portal Emprega Brasil.

Visando uma redução de custos e melhoria no atendimento, que costumava ser lento, cheio de fila e horas de espera, através do Portal Emprega Brasil, é possível que o trabalhador dê entrada no seguro desemprego de forma 100% online, sem precisar sair da sua casa.

Além disso, a iniciativa do seguro desemprego web busca trazer maior efetividade, segurança e facilidade ao trabalhador brasileiro.

O projeto teve início em 2016 quando o Ministério do Trabalho solicitou ao Dataprev a criação de um portal que pudesse atender as necessidades do trabalhador.

Já em 2017, a solicitação já podia ser feita online, mas ainda era necessário o comparecimento presencial em uma das agências da Caixa Econômica Federal para validação dos dados.

Em dezembro de 2018 o portal Emprega Brasil passou a funcionar 100%, e através dele várias opções disponíveis para o trabalhador foram liberadas.

Portal Emprega Brasil

Através do Portal Emprega Brasil, é possível consultar o abono salarial, solicitar o seguro desemprego e consultar seu requerimento, sem sair de casa.

O site conta com uma segurança anti-fraude, e tecnologias como Machine Learning e Analytics para identificar padrões de irregularidade.

Além disso, todo processo passa por uma análise de risco, e se for constatado qualquer irregularidade, o trabalhador precisa seguir até uma agência da Caixa Econômica Federal para complementar as informações.

Entrada no seguro desemprego web

Para solicitar o seguro desemprego, é necessário que o trabalhador acesse o Portal Emprega Brasil e digitar sua senha de acesso.

Para aqueles que não têm a senha, é necessário informar seus dados pessoais que serão checados na base de dados do Governo Federal, e responder um questionário de 5 perguntas.

No site, será necessário cumprir os 8 passos até finalizar o procedimento.

O passo a passo consiste em:

  • Confirmação de dados do requerimento;
  • Atualização das informações do requerente;
  • Formação acadêmica,
  • Indicação de experiências profissionais;
  • Objetivos profissionais;
  • Pesquisa de vagas com seu perfil,
  • Cursos de qualificação;

Confirmar a solicitação do benefício.

5 (100%) 1 vote[s]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *