Melhores dicas para comprar carro usado

tabela fipe quatro rodasQuando uma pessoa resolve trocar de carro, a dúvida mais comum é decidir por onde comprar o veículo.

É verdade que entregar seu veículo usado na concessionária e trocar por outro é a forma mais segura de trocar de automóvel, mesmo assim, as concessionárias costumam avaliar os veículos usados muito abaixo do mercado.

Essa avaliação abaixo do mercado desvaloriza o automóvel e pode acabar saindo mais caro para aquele que deseja vender o carro usado e comprar um novo.

Por causa disso, muitas pessoas optam por comprar seu veículo diretamente do dono, de forma totalmente pessoal.

Nessa matéria, você terá dicas para comprar carro usado de vendedor particular sem cair em nenhuma armadilha.

Continue lendo a matéria para conhecer as quatro dicas mais importantes que separamos!

1.  Conheça o vendedor

Quando você entra em contato com um vendedor particular, normalmente já se tem certeza de que tipo de veículo mais te agrada e com qual automóvel você tem mais afinidade.

Com certeza, uma das dicas mais importantes e iniciais é saber exatamente que tipo de veículo você está procurando e quanto está disposto a pagar.

Tendo isso em mente, você pode entrar em contato com o vendedor do veículo que te chamou atenção, de preferência em um horário comercial, nesse horário, as chances de conseguir falar com o vendedor são maiores e você não corre o risco de ser intrusivo.

Enquanto você conhece o vendedor, confirme os dados do veículo como a marca, modelo, o ano, chassi, quilometragem e seu estado no geral.

Seja curioso, pergunte o motivo da venda, se o vendedor já teve algum problema com o veículo e similares. Caso o vendedor se recuse a responder, encerre o contato, pois as chances de se tratar de um golpe são enormes.

2. Test Drive

Quando você não tem muita afinidade com a marca e modelo do veículo, o mais indicado é que alugue um automóvel do tipo que você quer comprar para saber se realmente irá se adaptar.

Caso não seja esse o seu caso, um test drive de alguns quilômetros poderá mostrar qual o estado do veículo e sua forma de funcionamento.

Essa parte é fundamental para qualquer pessoa que esteja comprando um novo veículo.

3. Faça uma revisão

Se você está mesmo interessado no veículo, é interessante levar um mecânico da sua confiança para fazer a avaliação do veículo.

Se possível, arque com o pagamento do mecânico, afinal, eles costumam priorizar aquele que está pagando e não deixará nada passar em sua avaliação.

Além disso, você pode solicitar ao dono o histórico de revisão do veículo e consultar seu estado através do número do chassi e RENAVAN.

4. Tabela FIPE

Se você chegou na dica 4, quer dizer que já sabe qual veículo você quer e já está convencido com a sua compra.

Mesmo assim, uma das qualidades de se comprar carro usado de vendedor particular, é poder negociar o valor.

Nesse caso, indicamos que você verifique a marca, modelo e ano do veículo escolhido na tabela FIPE quatro rodas, pois está lhe dará uma base do valor do veículo e será possível negociar com o vendedor particular tendo essa informação como base.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *